BANCADA RURALISTA E SEUS INTERESSES

Mais de 200 deputados integram a bancada ruralista no Congresso, que atende aos interesses dos empresários do setor.

Poucos proprietários rurais detém 50% da terra produtiva no país e estes financiam a campanha e elegem mais de 200 parlamentares na Câmra dos Deputados. Por outro lado 6 milhões de pequenos agricultores conseguiram eleger 3 deputados.

Esta #desproporção do poder econômico é o retrato do abandono em que se encontram as políticas públicas do país. As principais vítimas são os trabalhadores, que não têm seus direitos legitimados.

*A bancada ruralista foi decisiva para derrubar a investigação contra o presidente Michel Temer, por corrupção passiva, no Congresso.

Além disso, a frente Parlamentar da Agropecuária propõe medidas que estimulam a invasão de terras públicas dentro de áreas que eram destinadas à conservação e ainda ameaçam os direitos dos povos indígenas e quilombolas.

 

Por | 2018-06-07T11:39:00+00:00 maio 14, 18|

Sobre o Autor:

Marcio Pochmann é pesquisador no Centro de Estudos Sociais e Economia do Trabalho (Cesit) , professor titular no Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente da Fundação Perseu Abramo. Atuou como pesquisador junto às universidades italiana, francesa e inglesa. Foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Secretario do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo e consultor em instituições nacionais e internacionais. Foi candidato a prefeito de Campinas em 2012 e 2016 pelo PT. Marcio tem mais de 50 livros publicados nas áreas de políticas públicas, mercado, economia e sociedade.

Deixe um Comentário